O Destino de Durant


 Cenários para Kevin


Antes mesmo do fim da emocionante temporada 2018-2019, um questionamento permeava as equipes com ambições nas temporadas seguintes e as demais equipes. Kevin Durant vestirá a camisa dos Warriors em São Francisco em outubro?
A invalidade da pergunta é questionada no período de temporada regular, mas após a trágica lesão no quinto jogo na série contra Houston alavancada pela belíssima atuação e classificação da equipe sem Durant põe em dúvida a necessidade de sua permanência. Obviamente, a quantidade de agentes-livres de ponta deixará as equipes menos estagnadas e a movimentação será uma pura diversão.
Procurando alternativas viáveis e destinos, temos algumas possibilidades:

Brooklyn Nets
A chegada de KD aliada à uma renovação do All-Star D’Angelo Russell colocaria a franquia numa posição confortável de real competidor, algo que honestamente os Nets alcançariam na evolução e agregação de outros bons valores. Acelerar isso é um bom plano?
Caris LeVert ainda cumprirá mais um ano do contrato de novato, Jarrett Allen terá mais um ano e um provável ano adicional de Opção do Time, Dzanan Musa e Rodions Kurucs, novatos menos badalados, terão mais alguns anos. DeMarre Carroll, Jared Dudley e Ed Davis estão em fim de contrato, mesmo sem a adição de Durant, se um deles ficar, haverá uma queda considerável de importância e/ou salário. A chegada de Durant pode atrapalhar o sistema criado por Kenny Atkinson, porém as expectativas de competividade no leste caem consideravelmente se a franquia depositar tudo em nome da evolução aparente.
Aproveitar o espaço na folha salarial e usar os contratos de seus novatos antes de suas saídas para equipes por perspectivas de títulos ou salários maiores, ou aflorar seus prospectos e reunir um grupo mais coeso para atender/compensar necessidades gerais?

New York Knicks
Ultimamente, tenho a sensação que os Knicks esperam o fim da temporada para serem competitivos. As ambições de montar uma equipe ideal com Kyrie Irving, Jimmy Butler, Kawhi Leonard ou Kevin Durant, Zion Williamson e Anthony Davis são uma piada.
A necessidade de acertar e ter o apoio da torcida na sua escolha no Draft seria primordial, não obstante as chances puseram a equipe somente com a terceira escolha. Enquanto Williamson fica mais distante, pois vemos um Knicks sem moedas de troca para buscar o óbvio número um, afunila-se uma única salvação visível, o mercado de agentes livres. Um novato Ja Morant ou R.J. Barrett ao lado de Kevin Durant e outra estrela é possível. Imagino que apenas alguns nomes serão preservados de trocas, talvez Dennis Smith Jr, Mitchell Robinson, Kevin Knox. Outros nomes duvidosos para a próxima temporada são: Allonzo Trier (Contrato com mais um ano de Opção do Time); Mario Hezonja, Emmanuel Mudiay, Noah Vonleh, Luke Kornet e o alto contrato do limitado DeAndre Jordan (todos em fim de contrato).
A iminência de uma franquia de New York em ascensão ou em montagem sempre é um alvoroço, nesse caso específico os rumores, a quantidade de valores Free Agents e o espaço vago tanto financeiramente como de astro, anteriormente pretendido por Kristaps Porzingis, atuam em favor da esperada movimentação no mercado.

Los Angeles Clippers
A ocasião é aproveitar os novatos bem utilizados na rotação de Doc Rivers e os jogadores “banco/estrela” antes do fim do contrato. Durant chegaria para liderar um grupo em tese ainda formado pelos novatos Shai Gilgeous-Alexander, Jerome Robinson e Landry Shamet no perímetro; o mantimento de Danilo Gallinari sem trocas; Lou Williams e Montrezl Harrell com o protagonismo que lhes é devido; JaMychal Green, Ivica Zubac e Patrick Beverley devem ser renovados (ou não).
A crescente dos Clippers no ano de 2019 trouxe a atenção e depois de duas heroicas vitórias contra os “invencíveis” Warriors do próprio Durant, principal nome da série por parte do time vencedor, criou-se uma visualização oportuna de casa organizada, que pode confortar uma grande estrela. A localidade e organização atraíram a cobiça, mas o nome mais ouvido era de Kawhi Leonard, apesar de não conseguir imaginar a saída de Leonard dos Raptors depois do acontecido no final da série contra os 76ers. Eu não excluiria o time de Los Angeles do radar de Kevin Durant.

Dallas Mavericks
A visibilidade retomada com Luka Doncic e a soma incerta no futuro de Kristaps Porzingis, pelo envolvimento em um escândalo sob investigação, traz a dúvida. Na minha avaliação não acontecerá, pois atrapalha um processo projetado para alguns outros jogadores. Se adicionar, teremos que lidar com uma equipe desbalanceada, algo reclamado na junção dele ao time de Oakland. E, financeiramente, o espaço existe.

Washington Wizards
Considerar o time de Washington seria crer em uma construção absurda. Não consigo julgar um cenário possível na inclusão de Kevin Durant ao elenco, simplesmente por não ver um mínimo de organização da franquia. Má organização, que é constada na loucura da folha salarial, sustentaria uma outra estrela somente com a troca de John Wall ou Bradley Beal e não aceitando um ano de Opção do Time de Jabari Parker. A escolha dos Wizards seria uma percepção falha, otimista ou visionária, mesmo que seja um retorno para sua cidade natal.

Por mais que a narrativa fortaleça o contrário, que haja o alvoroço e expectativa, assumo uma real possibilidade de um novo contrato com o Golden State Warriors. Negar a existência da história com a franquia é tolice, é um casamento perfeito gerando várias tentativas de réplica na liga, do desenvolvimento ao uso de bancários e de novatos. Durant faz parte disso, sua escolha dá um patamar histórico diferente aos Warriors. A dúvida está em preservar Thompson ou Durant, lembrando a decisão está com o jogador, que tem um ano adicional de Opção do Jogador com o salário de 31,5 milhões, enquanto Klay Thompson está sem contrato e provavelmente terá alguns contratos com altas cifras oferecidos. Não esqueçamos as franquias com tendências a grandes movimentações para se colocarem em situações competitivas, caso de: Lakers, 76ers e Celtics. Fortalecendo a piada, deve-se esperar a conclusão da temporada e em caso de derrota nas palavras do citado: “With this in mind, I have decided that I am going to join the...”




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Expectativas aos Kings

Comentário: Oklahoma City Thunder 2017-2018